A Renda Fixa além do óbvio: conheça o mundo do Crédito Privado  

Se você já investe em renda fixa, mas só busca ativos bancários, como CDB, LCI e LCA, está na hora de conhecer o mundo dos Créditos Privados, uma opção interessante para diversificar a sua carteira de investimentos e obter retornos mais atrativos.

O crédito privado consiste na compra de títulos de dívida emitidos por empresas, que buscam captar recursos no mercado financeiro para financiar suas atividades.

Mesmo sendo muito conhecidos por investidores institucionais, a classe ainda não é explorada pelos brasileiros, acostumados com títulos do governo e de bancos.

Ao investir nesses ativos, você empresta dinheiro para empresas, recebendo juros como remuneração pelo empréstimo. É o mesmo raciocínio dos CDBs, por exemplo, mas aqui os juros pagos costumam ser mais elevados.

Investidores com viés de médio a longo prazo podem ter maior afinidade com o produto, que é muito utilizado para estratégias de renda passiva, por conta do fluxo de pagamentos periódicos, ou em busca de venda antecipada com ágio, que é uma possibilidade de rentabilidade adicional na saída do título.

Os Créditos Privados podem ser:
  • Debêntures: papéis de médio e longo prazo que podem ser comuns e seguir a tabela regressiva de tributação; ou incentivadas, que são necessariamente de infraestrutura e contam com isenção de imposto de renda.
  • CRIs: Certificado de Recebíveis Imobiliários.  A emissão deve ser feita por uma companhia securitizadora de direitos creditórios imobiliários e os recursos poderão apenas financiar atividades ligadas ao setor imobiliário, residencial ou comercial. Os rendimentos desses ativos são isentos de imposto de renda para investidores Pessoa Física. 
  • CRAs: Certificado de Recebíveis do Agronegócio. Também emitidos por companhias securitizadoras, porém com foco em direitos creditórios do agronegócio e recursos destinados às atividades agrícolas, desde a produção, comercialização, beneficiamento e até mesmo a industrialização do campo. Também são isentos de imposto de renda para pessoa física.
Quais os riscos de investir em Crédito Privado?

Essa classe de ativos envolve um risco maior do que outros investimentos em Renda Fixa, visto que as empresas emissoras dos títulos podem enfrentar dificuldades financeiras e até mesmo vir a falir, o que pode resultar em perdas para os investidores.

Por essa razão, é importante escolher bem as empresas em que se investe, analisando cuidadosamente a sua situação financeira, as garantias das operações e o histórico de pagamento de dívidas. Também é importante diversificar a sua carteira de crédito privado, investindo em títulos de diferentes empresas e setores da economia, sem concentrar o seu portfólio!

Além disso, é importante estar atento às condições dos títulos de crédito privado em que se investe, como o prazo de vencimento, o valor mínimo de aplicação e as taxas oferecidas.

O ideal é contar com a ajuda de um assessor de investimentos para tomar as melhores decisões. Uma carteira de investimentos deve ser, além de diversificada, compatível com seu perfil de investidor, de forma a explorar diversas classes de ativos com diferentes características de prazo, risco e rentabilidade.

Converse com um assessor SYM Investments e saiba se essa classe de ativos se encaixa no seu portfólio!

 

Veja mais novidades

Invista Conosco

Comece preenchendo os dados abaixo

Todas as informações acima são obrigatórias. Seus dados não serão utilizados para envio de qualquer SPAM. Ao prosseguir, você declara ter lido e estar ciente das condições de tratamento dos seus dados e do seu consentimento conforme descrito em nossa política de privacidade.