China: a potência está em perigo?

No primeiro trimestre de 2023, a economia da China cresceu 4,5%, após fim das medidas anticovid. Recuperação do consumo foi principal motor do pós-pandemia, mas já perdeu fôlego no segundo trimestre.

A economia chinesa cresceu tímidos 0,8% no segundo trimestre, mostrando evidências crescentes de uma lenta recuperação econômica.

O desempenho reflete a queda das exportações, as fracas vendas no varejo e a desaceleração do setor imobiliário.

O governo prometeu aumentar o apoio político para atingir sua meta de crescimento de 5%, o que deve sustentar a economia no curto prazo.

Lembrando que um corte na taxa de juros tem como efeito o estímulo à economia

 Marcas de luxo aumentam suas vendas em 34% na Ásia

A LVMH, holding francesa especializada em artigos de luxo e detentora de marcas como Louis Vuitton, Christian Dior e Sephora, divulgou o seu balanço financeiro do 2º trimestre

Houve uma queda de 1% nas vendas feitas nos EUA, enquanto os compradores asiáticos mantiveram o mercado.

Outra holding de artigos de luxo, a Richemont, dona da Cartier, Chloé e Montblanc, registrou um aumento de 32% nos negócios da Ásia-Pacífico nas vendas do primeiro trimestre, enquanto as vendas nas Américas caíram 4%, informou a Reuters.

Philippe Blondiaux, CFO da Chanel, relatou um crescimento americano de um dígito e de dois dígitos na China.

O mercado de luxo na China é impulsionado pelas compras offshore isentas de impostos na província de Hainan, no sul da ilha chinesa, segundo relatório da PwC China.

Nos últimos 13 anos, a China é a maior parceira comercial do Brasil.

Em 2022, o volume de transações entre os dois países atingiu o recorde de US$150 bilhões.

A soja é o principal produto brasileiro vendido para a China. Em 2022, representou 36% das exportações para o país asiático.

Fontes: Infomoney, Mordor Intelligence, Research XP, Monitor Mercantil, THE NEW YORK TIMES, Exame, BBC, Reuters, Poder 360, Relatório O3 Capital. 

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